Vender, a preocupação de todo empresário.
Eu entendo o quão essa palavrinha tem a capacidade de mudar nosso humor, mas hoje vamos comentar de forma despreocupada, para não assustar ninguém.
Uma vez comentando com um amigo que não era da minha área (Publicidade, Propaganda e Branding), mencionei uma campanha, estávamos na etapa de pesquisa, iniciando e definindo alguns pontos, sobre público-alvo, entre outros e também qual seria o objetivo de marketing da campanha, e ele me retrucou com a seguinte pergunta: Ué, mas o objetivo não é sempre vender?
Confesso que a primeiro momento respondi com firmeza que não, mencionei o que existiam tipos de campanha e afins, mas sabe quando você passa alguns dias com a pergunta pairando sobre a mente, pois é, afinal a venda tem uma importância óbvia, sem vendas, sem empresa.
É só vender?
Após muito pensar e analisar cheguei na conclusão que sim, porém depende, se você tem uma empresa, possivelmente ela possui concorrência, possivelmente precisa fidelizar clientes, e acredito que pretende ter longevidade no mercado, e não é somente a venda que vai te proporcionar isto, mas porque a métrica da conversão não é suficiente?
Simples, se você tem um concorrente, mesmo que seu produto tenha mais qualidades sobre o dele, é necessário comunicar isto para o cliente, mesmo que você gere uma venda, você tem que ter um relacionamento com o cliente suficientemente bom para ele voltar a comprar novamente, óbvio que o branding (estratégia de marca) pode ajudar você a definir um público-alvo, ter clareza em quais são seus objetivos, quais seus diferenciais, como se conectar de forma racional e emocional com o cliente, ele não se propõe salvar um produto ruim, mas você sabe que existe muitas empresas que vendem um produto/serviço igual se não pior que o seu, e vende mais! Porque eles sabem para quem e como devem vender.
Conclusão
Então vender é sempre o objetivo? Sim, porém depende do tempo que quer esse resultado, se vai ser único ou recorrente, se vai ser de imediato ou tardio e se vai ser qualificado ou não, entende? Vendas é pensar no agora e estratégia é pensar na consolidação das vendas de amanhã.
No branding ou rebranding a métrica da conversão não é necessariamente sinônimo de sucesso, mas se você busca uma marca com vendas consolidadas, recorrentes e mais qualificadas, uma consultoria de branding, identidade visual e verbal pode ajudar.