Muitos empreendedores quando buscam dar vida ao seu negócio recorrem a pessoas e organizações para o ajudar nessa jornada, e os itens que muito se comenta neste início são da área do marketing como a publicidade e branding, mas vocês sabe qual a diferença entre marketing e o branding? Neste artigo vamos explicar cada um e esclarecer suas diferenças, vamos lá?
Gerar vendas ou gerar identificação?
Acredito que a forma mais simples de explicar suas diferenças é separá-los em seu objetivo, o marketing é uma grande área mas o seu objetivo final sempre será a venda, já o branding como mencionado anteriormente, ele está incorporado no marketing mas seu objetivo específico seria gerar identificação.
O que isso quer dizer? Bem, o branding é baseado em pesquisas, e através destas ele consegue fazer com que o público-alvo se identifique mais com a marca e tenha a marca sempre em mente, definindo inclusive quem deve ser o público-alvo entre diversas outras coisas.
Fixo ou volátil?
Uma coisa interessante de se pensar é o tempo em que as definições destas duas áreas se mantém, afinal o branding de um empresa é algo que se mantem fixo por um longo período de tempo, diferente do marketing que tende a se atualizar constantemente visando a geração de vendas.
Branding define o que a empresa é (como uma identidade) e define também todas suas relações com stakeholders (pessoas e organizações que tem interesse com a empresa), entre outros, e estas definições norteiam e facilitam decisões dentro e fora da empresa e perduram por anos e até décadas tendo em vista que seus objetivos são de longo prazo como porcentagem de market share, share of mind e entre outros.
No marketing tudo se torna variável tendo em vista seus consumidores se transformam ano após ano, perceba que o público-alvo permanece o mesmo mas a forma de consumir, comprar e suas preocupações muda, fazendo com que o posicionamento da marca mude e consequentemente as formas de gerar essas vendas muda.
Conclusão
O marketing é uma grande área e explicamos de forma mais simplista, mas é necessário salientar que tanto ele quanto o branding são de extremo valor para sua empresa criando diferenciação no mercado, tendo em vista que cerca de 2,350 milhões de empresas foram abertas entre janeiro e julho do ano de 2023, e se faz mais necessário quando vemos que no mesmo período 1,280 milhão de empresas fecharam as portas, além de ser uma diferenciação o branding pode se torna um ponto forte para sua empresa.