Se você estiver iniciando o desenvolvimento de um produto, serviço ou empresa com certeza você já se perguntou se alguém vai ter a necessidade ou desejo de se envolver com sua marca de alguma forma, essa dúvida causa um frio na barriga e um pânico no empreendedor iniciante e até mesmo naqueles que já tem certo conhecimento, por a mão na massa é a maneira que muitos lidam, mas você por estar aqui já se torna mais capacitado que estas pessoas, afinal você está buscando conhecimento! E com o conhecimento deste conteúdo com certeza vai transformar sua visão de como trabalha e passará a entender melhor seus clientes.

O que é público-alvo?
Público-alvo seria basicamente os clientes ideais para a sua empresa, muitos entendem que o público ideal é todos que querem comprar, isto é um pensamento compreensível para quem está iniciando e busca ter uma boa rentabilidade, porém não deixa de ser um pensamento errôneo na maioria dos casos, mas por quê?
A maneira simples de explicar é por exemplo que existe uma parcela do seu público atual ou do mercado em que atua que pode comprar e valorizar mais seu produto, e você investir em adquirir mais clientes com essas características pode alavancar seu negócio, mas atenção isto foi só um exemplo, porque não se trata apenas do financeiro podemos segmentar nosso público para assim conseguir clientes mais fieis e que compartilhem mais seu produto/serviço além de se tornem “advogados” da nossa marca.

Shopper x Consumidores
Uma diferença que devemos levar em consideração é quem compra nosso produto/serviço, afinal, quem compra é necessariamente quem usufrui? Muita das vezes sim, mas há situações em que não, como o exemplo da mãe que compra a fralda para filha, quem vai utilizar de fato é o bebê, mas quem é o shopper (comprador) é a mãe, entendendo essa diferença precisamos nos atentar a fazer algo que chame a atenção do comprador e que também satisfaça o consumidor.

Quais características levo em consideração?
Para conseguir segmentar da maneira certa, precisamos entender quais são as características destes grupos, e através de estudo nós definimos elas pelos seguintes critérios.
Demográfica: Gênero, idade, ocupação, nível de escolaridade, faturamento mensal, estado civil.
Geográfica: País, estado, cidade, bairro.
Psicográfica: Estilos de vida, valores, atitudes, opiniões.
Comportamental: Atitudes em relação aos produtos, ocasião de compra, benefícios, utilização.

O que é a Cauda Longa?
A cauda longa é um gráfico que demonstra como funciona o mercado e esclarece algo muito interessante sobre a segmentação, primeiramente comentando sobre o elefante na sala, sim o volume da demanda é menor, mas em contra partida, a chance de conversão é maior, você pode se tornar referência no seu meio e por fim a concorrência é menor, e por isso temos que saber entender esse gráfico e entender como posicionar nossa marca nele.
Ele exemplifica que até mesmo escolher por um mercado com menor demanda e mais segmentado pode sim ser uma escolha estratégica e inteligente.

Conclusão
Este é um assunto bem extenso mas extremamente necessário, então nós comentamos sobre:
1. O público-alvo é para quem direciona seu marketing e quem serão seu futuros clientes.
2. É necessário realizar um estudo com seu público atual e o seu mercado para entender quem deve ser seus público-alvo.
3. Através dos critérios demográfico, geográfico, psicográfico e comportamental nós os agrupamos.
4. Dividimos por shopper e consumidor caso necessário.
5. E por fim entendemos o que é cauda longa e o que ele demonstra para nós.